15 Dicas para ter sucesso na entrevista de emprego
1) É fundamental chegar com antecedência, cerca de 30 minutos antes do horário marcado. Isso demonstra que, além de ser pontual, você é previdente quanto a possíveis imprevistos no deslocamento.
2) Vista-se de forma sóbria, discreta e elegante. Evite peças extravagantes ou muito coloridas, assim como os perfumes fortes. As mulheres devem usar maquiagem e bijuterias discretas, além de evitar os saltos muito altos. Unhas pintadas com cores sóbrias e cabelo arrumado de forma elegante completam o figurino ideal.
3) Cordialidade e atenção. Seja cordial, gentil e educado com todas as pessoas. A capacidade de relacionar-se bem com os colegas de trabalho, clientes e fornecedores é uma das qualidades mais admiradas num profissional.
4) Foco total no entrevistador. Demonstre o quanto você valoriza e respeita este momento: olhe nos olhos do entrevistador, não tenha atitudes dispersivas e não esqueça de desligar o celular! Do jeito que anda difícil a situação no mercado de trabalho, um telefone tocando durante uma entrevista pode ser a "gota d'água".
5) Habilidade de comunicação. Esta é uma das características mais desejadas em um candidato. Transmitir as informações de uma maneira clara, e em bom português, torna a entrevista mais agradável e produtiva. Responda a todas as perguntas de forma a acrescentar detalhes importantes sobre as suas experiências profissionais.
6) Não use gírias. Este tipo de linguagem demonstra pobreza vocabular e falta de domínio do idioma. Por outro lado, não tente florear a conversa usando expressões rebuscadas. Isso soa falso e sugere afetação ou insegurança.
7) Tempo certo de falar. Falar demais durante uma entrevista, atropelando o entrevistador, é sinal de nervosismo. Por outro lado, responder às perguntas de forma muito resumida é sinônimo de timidez ou medo.O ideal é sempre o meio termo. Lembrando que saber ouvir é tão importante quanto saber falar.
8) Demonstre autocontrole. A pessoa que se move o tempo todo e mexe em objetos desnecessariamente denota ansiedade. Isso pode desqualificar o candidato.
9) Nunca fale mal de sua ex-empresa ou de seus ex-colegas, mesmo que não tenha boas recordações. Este tipo de comportamento transmite uma imagem negativa.
10) Não fuja das perguntas. Se houver questões embaraçosas, mantenha o autocontrole e responda tudo de forma clara, objetiva e polida. Se não puder revelar os reais motivos que o levaram a deixar o emprego anterior, diga apenas que está em busca de novos desafios profissionais.
11) Não fuja de suas responsabilidades. Se o seu entrevistador perceber que você cometeu falhas profissionais no passado, não arrume desculpas. Admitir os próprios erros é prova de maturidade.
12) Diga a verdade. Esconder a própria idade é um erro grave, assim como tentar camuflar um curso inacabado ou declarar que possui bens que ainda não adquiriu como, por exemplo, um carro ou a casa própria. O entrevistador poderá descobrir a verdade e você será eliminado do processo.
13) Atividades fora do trabalho. Os selecionadores vão querer saber o que você faz no seu tempo livre como hobbies, tipo de leitura preferida, etc. Isso ajuda a traçar o perfil do entrevistado. Colaborar com entidades assistenciais ou atuar como voluntário em programas sociais são atitudes que contam pontos valiosos a seu favor.
14) Se houver mais de um entrevistador, responda à pergunta olhando para quem a formulou. Mas, na medida do possível, olhe para todos os presentes. Mantenha a calma e preste atenção a tudo que lhe for dito ou perguntado, atendendo a todos igualmente.
15) Resolvendo problemas. Os selecionadores podem lhe apresentar um problema e pedir a solução. Não queira encontrar uma resposta genial ou inusitada. Busque uma solução lógica e simples, demosntrando de que forma você aplica seus conhecimentos em situações do dia-a-dia.
Entrevista por telefone:
Algumas empresas adotam esta prática antes da entrevista pessoal. Este tipo de entrevista pode durar 20 minutos até 1 hora. Fale ao telefone de forma atenciosa, gentil e prestativa e procure estar num ambiente calmo, livre de interferências externas. Mantenha por perto as informações essenciais a seu respeito, tais como documentos e dados pessoais e profissionais.
Para não esquecer de nada, deixe pronto um papel contendo os tópicos mais importantes.
Mas evite ler. A pessoa do outro lado da linha vai perceber a falta de naturalidade. Também evite falar de pretensões salariais por telefone, a menos que o entrevistador pergunte. O ideal é tentar marcar uma entrevista para tratar pessoalmente desta questão.
Isso é tudo, se faltou algo por favor deixe o seu comentário. Muito obrigado pela visita. Volte sempre.